A Jornada do Paciente engloba toda a sua experiência com a
instituição de saúde desde a percepção da doença até o tratamento.
Muito importante para todo o atendimento, é nesta fase que o paciente começa a tomar decisões ao sentir os primeiros sintomas. Ele pode buscar informações na internet, começar um tratamento em casa ou até entrar em contato com seu médico.
É aqui que a fidelização começa. A instituição pode disponibilizar informações confiáveis ao paciente sobre a sua saúde, criando assim uma autoridade clínica e figurando como primeira opção de escolha para o tratamento.
Sistemas que permitam essa busca de informações e antecipem informações do usuário para a unidade de saúde aprimoram a experiência.
Após a percepção da doença, o paciente pode tentar tratamentos caseiros ou ir diretamente à uma unidade de saúde. Nesta fase ocorre a consideração sobre em qual insituição ele buscará o atendimento, seja emergencial ou uma consulta de avaliação.
A experência de agendamento é o ponto-chave nesse momento. Quanto mais fácil e intuitivo o contato do paciente com a unidade de saúde, maior é a probabilidade de fidelização e retenção dele.
Oferecer a marcação de consultas e exames on-line no site da própria instituição melhora significamente a experiência do cliente com os serviços oferecidos.
Com a consulta agendada ou ao chegar na emergência, o paciente sempre buscará a melhor experiência possível. Muitas vezes, ele chega agitado e desconfortável. Por isso, é essencial que o atendimento seja ágil, humanizado e realizado por profssionais bem preparados.
Para oferecer um atendimento de qualidade, é preciso ter processos administrativos bem estruturados e alinhados com as expectativas do paciente. Dessa forma, é muito importatnte entender a sua joranda e ouvi-lo sempre.
No momento da consulta, é essencial que o médico esteja munido de todas as informações necessárias para realizar o diagnóstico do paciente. A palavra-chave aqui é humanização, que começa no início do atendimento e continua no contato com o profissional de saúde.
O primeiro passo é a adoção do prontuário eletrônico do paciente e sistemas integrados que permitem o médico gerenciar sua agenda, faturamento, procedimentos realizados e retém todas as informações de saúde do cliente.
Para aumentar a adesão ao tratamento, é importante também considerar a farmácia como uma parada na jornada do paciente. É possível eliminar o papel nessa fase e facilitar a vida do farmacêutico com soluções digitais.
A receita eletrônica é uma tecnologia já adotada por muitos médicos e farmacêuticos. Com ela, o paciente recebe o receituário de maneira virtual, assinado e validado por certificação digital.
O foco agora é engajar o paciente em relação ao tratamento e os cuidados contínuos da sáude. Com as recomendações do médico e medicamentos em mão, a doença será tratada, mas é muito importante não deixar de monitorar o bem-estar.
A medicina preventiva é um ponto de muita atenção dentro da jornada do paciente. O foco não é só cuidar da doença, mas também se manter saudável. Engajá-lo em práticas de autocuidado e monitoramento constante da saúde individual faz toda a diferença para viver com qualidade.
Descubra quais tecnologias podem ser adotadas pela instituição para melhorar a experiência na jornada do paciente.
Saiba quais tipos de tecnologia você pode oferecer ao paciente para aprimorar a jornada e aumentar a fidelização.
Num sistema de autoatendimento, o paciente faz o check-in logo na entrada da unidade de saúde. Assim, todo o processo da recepção é facilitado com reconhecimento da pessoa e integração com aplicativos móveis.
Automatizar processos burocráticos como a comunicação com operadoras, verificação de eligibilidade dos pacientes e controle de guias traz muitos ganhos. Os principais são a agilidade no atendimento e redução de erros que maximiza a produtividade e a satisfação dos clientes.
Com um prontuário eletrônico altamente personalizado, o médico acessa facilmente todo o histórico de saúde do paciente para oferecer um atendimento mais humanizado e assertivo. Além disso, conta com visões de agenda, faturamento e procedimentos realizados.
Regularizada em 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19, a Telemedicina garante mais comodidade ao paciente oferecendo atendimento e acompanhamento médico à distância. Uma vez integrada ao Prontuário Eletrônico do Paciente, o plataforma de telessaúde disponibiliza todas as informações necessárias para o cuidado.
De forma integrada à dispositivos bluetooth, manter um sistema de monitoramento da saúde dos pacientes é um grande diferencial para qualquer instituição. Ao monitorar os sinais vitais e atividades com base num plano de cuidado, a prevenção é muito mais efetiva.
Facilitar o agendamento de consultas e exames on-line para o paciente via aplicativos ou no site da própria instituição melhora significamente a experiência. Ainda é possível antecipar informações importantes antes da chegada, diminuindo o tempo de cadastro e revisão de dados.
A receita eletrônica já é uma realidade e facilita não só a vida do paciente, como a do farmacêutico também. Assinado e certificado digitalmente, o receituário é emitido virtualmente, minimizando o número de erros e fraudes.
Num sistema de saúde pessoal, o paciente tem acesso a todos o seu histórico de saúde, exames realizados e atendimentos. Estes dados podem ser compartilhados com médicos, personal trainer, unidades de atendimento e outros envolvidos com o seu cuidado e bem-estar.
De forma integrada à dispositivos bluetooth, a instituição pode oferecer ao paciente uma maneira de monitorar sua saúde, compartilhando sinais vitais e atividades com base num plano de cuidado. Assim, a fidelização é maximada e a prevenção é feita de maneira mais efetiva.